Qual é?

Tecnomagia é um termo que eu tenho usado pra tentar definir algumas intenções de pesquisa, ainda bastante amplas, e sem muita pretensão de chegar a algum lugar. Na verdade, parte de uma curiosidade pelo que pode ser proposto em uma etapa posterior à metareciclagem. Em outros termos: depois da assimilação da desconstrução, o que é que se quer? Eu já falei algumas vezes em espaços abertos aqui e ali sobre o interesse em fugir das imagens – comuns no ativismo midiático – do guerreiro ascético ou do monarca justo, e brincar com o arquétipo que hoje é representado pelo hacker, ontem pelo engenhoqueiro, anteontem pelo inventor clássico e antes disso pelo alquimista. Indo um passo além, eu acredito que haja um paralelo possível entre um tipo de busca de conhecimento mágico e esse tipo de apropriação da tecnologia que a gente vê nessa galera tech boladão. O que eu quero nesse blog é registrar algumas referências que vou coletando pelo caminho, anotar idéias e analogias que surjam, e eventualmente contar histórias de pessoas que tiveram experiências relevantes nesse sentido.

Deixe uma resposta

